domingo , 22 de outubro de 2017
Home / Opinião / Notícias do Interior / Alvanilso Carlos – Notícias do Interior

Alvanilso Carlos – Notícias do Interior

SEM MUITA NOVIDADE
A divulgação no portal da transparência da lista dos servidores e comissionados da Assembléia Legislativa foi sem dúvida o assunto que dominou o noticiário na semana. A iniciativa do atual presidente Ezequiel Ferreira de Souza em tornar público os nomes e salários de todos, cumprindo a Lei da transparência, levou o legislativo estadual a mostrar as falhas que contém em nosso sistema público que emprega muita gente sem a menor condição ou até mesmo sem dar o expediente como um trabalhador comum, prática executada em diversos órgãos públicos do Brasil.
Esse sistema não é novidade alguma isso porque, órgãos e instituições nas três esferas de poder utilizam esse modelo privilegiando amigos, correligionários, parentes e familiares dentro de um contexto viciado que a própria lei brasileira permite sem nenhum problema, legalizando uma modalidade de preservar certas elites com salários acima da média sem o devido concurso público.
Como a grande maioria das pessoas não conhece esse sistema, ai quando se divulga gera tanta polêmica com o aparecimento de distorções grotescas como se evidenciou na Assembléia se tornando uma coisa grande em virtude de muitos se beneficiarem de cargos sem dá contrapartida com o seu expediente de trabalho, o que fere a moral e a ética. O presidente Ezequiel Ferreira está tentando fazer sua parte demitindo boa parte dos comissionados que ferem a legislação, mas somente isso é pouco para que se corrija tanta imoralidade com o dinheiro público que poderia está servindo para investimentos em áreas como saúde e segurança que tanto necessitam.
Portanto, o pior! De toda essa história é que os beneficiários são pessoas que já detém riqueza e dinheiro suficiente para sobreviverem sem precisar desses cargos, o que se torna ainda mais vergonhoso para muitos envolvidos. O bom é que algo já está sendo feito para reduzir, mas o ideal seria se todos os órgãos dos três poderes (executivo, judiciário e legislativo) tivessem essa mesma transparência divulgando quanto ganham e informando para onde está indo o restante das receitas, dando conhecimento suficiente para que a população possa cobrar a correção de eventuais distorções descabidas.

COM TRANSPARÊNCIA
Seria bom aproveitar a Lei do Acesso a Informação para colocar em prática em todos os níveis das instituições públicas a transparência nos salários pagos aos servidores efetivos e cargos comissionados bem como de todas as despesas que são gastas para mantê-las, dando a oportunidade para a população se informar sobre como está sendo gasto o dinheiro público. A Assembléia iniciou esse processo e as outras instituições precisam mostrar que nada tem a esconder como os órgãos do judiciário, do executivo e as demais casas legislativas.

REFERÊNCIA
É muito gratificante para um jornalista repassar uma notícia em que um hospital de um pequeno município de pouco mais de cinco mil habitantes é referência em cirurgias. Imaginem se esse hospital fosse equipado pelo governo do estado e dotado das condições de receber pacientes em UTI e outras especialidades como Raio X, Tomógrafos etc, o quanto melhoraria a saúde no interior. Estou falando simplesmente do Hospital Abel Belarmino de Amorim em Almino Afonso que todos os meses realiza diversas cirurgias de vesícula, esterectomia etc, cesariana, parto normal e uma diversidade de atendimentos que desobstrui outras unidades hospitalar maiores por receber pacientes de outras cidades.

EXEMPLO
Usando a inteligência e com coragem o Soldado Wiliam que trabalha no II DPRE em Mossoró vai receber medalha de honra ao mérito e também recebeu uma moção de aplausos dada pela câmara numa iniciativa do vereador Soldado Jadson por merecer em virtude de uma ação elogiável que culminou com a prisão de dois bandidos que assaltaram uma senhora no centro da cidade. O soldado parou um táxi e seguiu os bandidos até realizar a prisão dos elementos. Um exemplo a ser seguido por outros bravos soldados que tanto trabalham para manter a segurança da população.

MARTINS
Na cidade de Martins, o Vereador João Crisóstomo, afirma que mantém sua pré-candidatura a prefeito com a possibilidade de compor chapa com Dr. Netinho que também é pré-candidato para unir a oposição em uma possível formação de chapa para enfrentar a atual prefeita Olga Fernandes que deverá ser candidata a reeleição. Com isso, no momento temos três pré-candidatos a prefeito naquele município. Vamos aguardar para ver se haverá um entendimento entre os dois postulantes da oposição para enfrentar com mais força o grupo da situação.

MUDANÇAS A VISTA
Quando o mês de abril chegar veremos uma enxurrada de parlamentares mudando de partido com a abertura da janela que dará essa oportunidade a todos que detém mandatos realizar essa mudança sem ter qualquer problema, já que a legislação vai permitir. Especula-se que em Mossoró 14 vereadores poderão mudar de legenda numa demonstração que o tabuleiro da política mossoroense só começará mesmo a se definir após essas acomodações que montarão o primeiro quebra-cabeça das composições.

REUNIÃO
O staff da segurança pública de Mossoró se reuniu essa semana para discutir o atual momento dessa área e tentar encontrar soluções práticas que melhorem os índices alarmantes que estamos enfrentando não só aqui, mas em todo o estado. Esperamos que as novas medidas que serão impetradas consigam amenizar a violência que se intensificou no início desse ano. Participaram dessa reunião diversas autoridades representando todos os órgãos envolvidos na área de segurança como Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ambiental, Guarda Civil entre outros.

ALVANILSON-CARLOS---NOTICIAS-DO-INTERIOR---06-03-16