quinta-feira , 21 de novembro de 2019
Home / Regional / “Água para Todos” beneficiará 18 mil pessoas em 50 municípios
Água para todos.

“Água para Todos” beneficiará 18 mil pessoas em 50 municípios

Boa Saúde, Jucurutu e outros 48 municípios do estado prejudicados pelos efeitos da estiagem não veem a hora de serem beneficiados pelo programa “Água para Todos”. A boa nova é que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está dando seguimento às atividades de mobilização para a implantação das tecnologias do Programa Água Para Todos (PAT). A meta do PAT aqui no Estado é atender 4500 famílias com implantação de 57 barreiros e 145 sistemas simplificados de abastecimento de água.

Na última semana, uma equipe de técnicos visitou a comunidade de Tamata, no município de Boa Saúde, e Saquinho do Padre, em Jucurutu, para realizar o cadastramento das famílias que serão beneficiadas. Além do cadastramento, foi realizada uma reunião de apresentação do programa e sensibilização e capacitação da comunidade.

O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivan Júnior, confirma que as obras físicas também seguem em andamento. “Já iniciamos as obras de 30 sistemas simplificados de abastecimento de água e de sete barreiros, inclusive algumas já estão prestes a serem entregues”, disse, reiterando a importância destas ações como forma de suprir o abastecimento de água em comunidades que estavam prejudicadas pela estiagem.

De acordo com o Coordenador estadual do PAT, Ranielle Linhares, em paralelo com as obras, a Semarh está executando um trabalho de campo, onde são realizando diagnósticos socioambientais e técnicos necessários para implantar os sistemas. Ele explica que o diagnóstico ambiental consiste na realização de um cadastro dos beneficiários, na capacitação da comunidade e na montagem do modelo de gestão, além de definir qual a melhor tecnologia a ser implantada.

Assecom/RN