Reflexões Teológicas

PENSAMENTO I

“Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração”. (Salmos 100:5).

 

ORIENTAÇÃO CONTRA A CORRUPÇÃO

A corrupção é um delito que implica dar um suborno para corromper alguém e obter um favor dessa mesma pessoa.

 

Aviso em desfavor a corrupção no funcionalismo público

“Chegaram também uns cobradores de impostos, para serem batizados, e lhe perguntaram: Mestre, que devemos fazer? Respondeu-lhes: Não peçais mais do que o que vos está ordenado”. (Lucas 3:12-13)

 

Aviso em desfavor da corrupção policial

“Então uns soldados o interrogaram: E nós, o que faremos? Ele lhes disse: A ninguém trateis mal, não deis denúncia falsa, e contentai-vos com o vosso soldo”. (Lucas 3:14)

 

Aviso em desfavor da corrupção dentro Poder Judiciário

“Não torcerás a justiça, nem farás acepção de pessoas. Não tomarás subornos, pois o suborno cega os olhos dos sábios, e perverte as palavras dos justos. Segue a justiça, e só a justiça, para que vivas e possuas a terra que o Senhor teu Deus te dá”. (Deuteronômio 16:19-20)

 

“Também suborno não aceitarás, pois o suborno cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos”. (Êxodo 23:8)

 

“O ímpio acerta o suborno em secreto, para perverter as veredas da justiça”. (Provérbios 17:23)

 

“Ai dos que… justificam o ímpio por suborno, e ao justo negam justiça”. (Isaías 5:22a,23)

 

“Até quando defendereis os injustos, e tomareis partido ao lado dos ímpios? Defendei a causa do fraco e do órfão; protegei os direitos do pobre e do oprimido. Livrai o fraco e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios. Eles nada sabem, e nada entendem. Andam em trevas”. (Salmos 82:2-5ª)

 

“Não farás injustiça no juízo; não favorecerás ao pobre, nem serás complacente com o poderoso, mas com justiça julgarás o teu próximo”. (Levítico 19:15)

 

“Pereceu da terra o homem piedoso, e não há entre os homens um que seja reto. Todos armam ciladas para sangue; cada um caça a seu irmão com uma rede. As suas mãos fazem diligentemente o mal; o príncipe exige condenação, o juiz aceita suborno, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles são perturbadores”. (Miquéias 7:2-3)

 

Aviso em desfavor da corrupção dentro do Poder Executivo

“Os teus príncipes são rebeldes, companheiros de ladrões; cada um deles ama o suborno, e corre atrás de presentes. Não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa das viúvas”. (Isaías 1:23)

 

“Pela justiça o rei estabelece a terra, mas o amigo de subornos a transtorna”. (Provérbios 29:4)

 

“Abominação é para os reis o praticarem a impiedade, pois com justiça se estabelece o trono”. (Provérbios 16:12)

 

Aviso em desfavor dos assessores corruptos

“Tira o ímpio da presença do rei, e o seu trono se firmará na justiça”. (Provérbios 25:5)

 

Aviso em desfavor da corrupção dentro do Poder Legislativo

“Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que escrevem perversidades, para privar da justiça os pobres, e para arrebatar o direito dos aflitos do meu povo, despojando as viúvas, e roubando os órfãos! Mas que fareis no dia da visitação, e da assolação, que há de vir de longe? A quem recorrereis para obter socorro, e onde deixareis a vossa glória, sem que cada um se abata entre os presos, e caia entre os mortos?” (Isaías 10:1-4)

 

Aviso em desfavor da corrupção e a cobiça

“No meio de ti aceitam-se subornos para se derramar sangue; recebes usura e lucros ilícitos, e usas de avareza com o teu próximo, oprimindo-o. E de mim te esqueceste, diz o Senhor Deus. Eu certamente baterei as mãos contra o lucro desonesto que ganhastes…” (Ezequiel 22:12-13ª)

 

“Melhor é o pouco, com justiça, do que grandes rendas, com injustiça”. (Provérbios 16:8)

 

“O que oprime ao pobre para aumentar o seu lucro, ou o que dá ao rico, certamente empobrecerá”. (Provérbios 22:16)

 

Aviso em desfavor dos juros absurdos praticados

“O que aumenta a sua fazenda com juros e usura, ajunta-a para o que se compadece do pobre”. (Provérbios 28:8)

 

“Sendo o homem justo, e fazendo juízo e justiça (…) não oprimindo a ninguém, tornando ao devedor o seu penhor, não roubando, dando o seu pão ao faminto, e cobrindo ao nu com vestes; não dando o seu dinheiro à usura, não recebendo demais, desviando a sua mão da injustiça, e fazendo verdadeiro juízo entre homem e homem; andando nos meus estatutos, e guardando os meus juízos, para proceder segundo a verdade, o tal justo certamente viverá, diz o Senhor Deus”. (Ezequiel 18:5,7-9)

 

“Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre, que está contigo, não te haverás com ele como credor; não lhe imporás juros”. (Êxodo 22:25)

 

“Aos retos até das trevas nasce a luz, pois é compassivo, compassivo e justo. Bem irá ao que se compadece e empresta, que conduz os seus negócios com justiça. (…) É liberal, dá aos pobres, a sua retidão permanece para sempre; a sua força se exaltará em glória”. (Salmos 112:4-5,9)

 

Aviso sobre os direitos trabalhistas

“Se desprezei o direito do meu servo ou da minha serva, quando contendiam comigo, então que faria eu quando Deus se levantasse? E, inquirindo ele a causa, que lhe responderia?” (Jó 31:13-14)

 

“Chegar-me-ei a vós para juízo, e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros e contra os adúlteros, e contra os que juram falsamente, e contra os que defraudam o trabalhador, e pervertem o direito da viúva, e do órfão, e do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos Exércitos”. (Malaquias 3:5)

 

“Vós, senhores, daí a vossos servos o que é de justiça e equidade, sabendo que também vós tendes um Senhor nos céus”. (Colossenses 4:1)

 

“Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás. O salário do operário não ficará em teu poder até o dia seguinte”. (Levítico 19:13)

 

Aviso desfavor lucros desonestos

“O mercador tem balança enganadora em sua mão; ele ama a opressão”. (Oséias 12:7)

 

“Não terás dois pesos na tua bolsa, um grande e um pequeno. Não terás duas medidas em tua casa, uma grande uma pequena. Terás somente pesos exatos e justos, e medidas exatas e justas, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Pois o Senhor teu Deus abomina todo aquele que pratica tal injustiça”. (Deuteronômio 25:13-16)

 

“Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer”. (Provérbios 11:1)

 

“O peso e a balança justos são do Senhor; obra sua são todos os pesos da bolsa”. (Provérbios 16:11)

 

“Poderei eu inocentar balanças falsas, com um saco de pesos enganosos?” (Miquéias 6:11)

 

“Não cometereis injustiça nos julgamentos, nas medidas de comprimento, de peso ou de capacidade. Balanças justas, pesos justos, efa justo, e justo him tereis. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito.” (Levítico 19:35-36).

 

“Nesta época de corrupção, quando nosso adversário, o diabo, anda em derredor bramando como leão, buscando a quem possa tragar, vejo a necessidade de erguer minha voz em advertência: ‘Vigiai e orai, para que não entreis em tentação’ (Marcos 14:38).

 

Portanto meus queridos e amados irmãos, o apostolo Paulo assim ensina: Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. (Gálatas 6.8)

 

A.D. MOSSORÓ PROMOVE

1

SEFAM – Seminário Geral do Departamento da Família (DEFADEM)………………………………………27 a 29 de julho

 

BANCADA EVANGÉLICA VERSUS NOME SOCIAL DE TRANSEXUAIS

2

A banca evangélica é formada por Vinte e sete deputados. Entre a banca está o pastor Marco Feliciano (PSC-SP) e Pastor Eurico (PHS-PE). Esse grupo apresentou um projeto de lei para derrubar o decreto da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) que garante o direito ao uso do nome social por transexuais nos órgãos do governo federal.

O decreto, editado em abril de 2016 pela petista, prevê que formulários tenham o campo ‘nome social’ em destaque, acompanhado do nome civil, o qual só deverá ser utilizado para fins administrativos internos. Também ficou expressamente proibido o uso de expressões pejorativas e discriminatórias para referir-se a transexuais.

Os juristas auxiliares destes grupo diz que o decreto é inconstitucional pois afronta regras da constituição,

O projeto está aguardando análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Só depois poderá seguir para o plenário da Casa. (Fonte: NE10)

(Grifo nosso) o mundo já é tão conturbando e violento que precisamos voltar ao verdadeiro Evangelho de Cristo que recebe as pessoas e lhe ensina o amor verdadeiro. Entretanto, muitos tentam em nome de uma fé maluca e desproporcional tomar o lugar de Juiz de Deus e assim como os fariseus saem julgado a ermo. Meus irmãos, é tempo de amar as pessoas com seus erros e acertos na vida.

Pois o papel de julgador, se há algo a ser julgado, pertence somente ao soberano dos mundos, DEUS, e sendo Ele o grande Juiz, já nos avisou que seu trono é formado de justiça e misericórdia.

Aprendamos com nosso Rei (Jesus Cristo), a ter misericórdia das pessoas e estendemos as nossas mãos aos que se encontram precisando de ajudar, de uma palavra de conforto, ou mesmo ao caído na solidão do seu ser.

Meus irmãos, não se engane, esse Deus é um Deus Estranho para o sistema mundano, pois Ele faz questão de estende a sua mão ao necessitado. Com o salmista revela: “Levanta o pobre do pó, e do monturo levanta o necessitado” (Salmos 113:7).

 

DAS MAIS LINDAS CANÇÕES CRISTÃ

O Grande Amor de Deus (Feliciano Amaral)

O grande amor de Deus, este tão grande amor
É bem maior do que alguém possa imaginar
Excede a tudo o que se possa conhecer
É insondável, inigualável o amor de Deus

Vejo o amor de Deus
No amanhecer de um novo dia
No ar puro que eu respiro
Ou na voz com que eu canto
Sinto o amor de Deus
Em tudo o que se movimenta
No sorriso da criança, na alegria ou no pranto

Em qualquer ocasião,
Posso sentir esse grande amor
A cada passo que eu der
Mesmo quando o fim vier
E a jornada chegue ao fim

Pois eu sei que esse grande amor
Refletido em toda a criação
Me concede a alegria de sentir que a cada dia
Esse amor cuida de mim

 

_____________________________________________________________________________

A.D. MOSSORÓ

3

 

RÁPIDAS DA SEMANA

1- Bancada evangélica quer derrubar decreto que permite nome social de transexuais

2- Cientista cristão quer desvincular o arco-íris do movimento LGBT

3- Número de evangélicos dobra em 30 anos e são cada vez mais presentes na França

4- Benjamin Netanyahu diz que evangélicos são os melhores amigos de Israel

5- Pesquisa mostra que 67% dos latino-americanos se declaram católicos

6- Afro-americanos são os que mais leem a Bíblia nos Estados Unidos, diz estudo

 

PERFIL AMOL

Academia Mossoroense de letras – AMOL

 4 

Biografia de Almir Nogueira da Costa

 

Nasceu no dia 23 de novembro de 1955, na cidade de Mossoró/RN, sendo filho de Pedro Eleutério da Costa e Maria Nogueira da Costa, ambos falecidos. O casal teve, além de Almir, mais oito filhos: Hermógenes Nogueira da Costa, Antônio Nogueira da Costa, Raimundo Nogueira da Costa, Maria da Conceição Nogueira Duarte, Paulo Nogueira da Costa, Maria das Graças Nogueira da Costa, Maria do Socorro Nogueira da Costa e Maria Aparecida Nogueira da Costa, os quais formaram um elo de amor entre ele e aqueles que lhe são fraternos.

É graduado pela Faculdade de Letras e Artes de Mossoró, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, pesquisador, poeta e historiador mossoroense, membro da Academia Mossoroense de Letras – AMOL; Comissão Mossoroense de Folclore – COMFOLC e Instituto Cultural do Oeste Potiguar – ICOP.

Almir Nogueira tem realizado um empolgante trabalho cultural e histórico através de arquivos publicados na imprensa mossoroense e do país, possui mais de uma dezena de trabalhos escritos e publicados por gráficas de Mossoró, São Paulo, Natal e Fortaleza e, entre esses trabalhos estão: “Mossoró – Nossa Terra, volume 1”; “Brinquedos e Brincadeiras Populares” – trabalho feito em conjunto com duas professoras; “Mundo Louco”; “Cântico de Ternura”; “Causas da Violência Sob  Seus Vários Aspectos”; “Hermógenes, Um Predestinado”; “Minha História: De Oseas Lopes, Trio Mossoró a Carlos André”, trabalho este realizado com o próprio homenageado, Carlos André, e a jornalista Lúcia Rocha;  “Poesias em Oração”; “Flores Especiais Para Alguém Especial”; “Mossoró em Dois Tempos”; “Poemas de Didática Geral”; “Homenageando o Sertão”; “Rosalba, A Rosa de Mossoró”, com a participação de vários autores; “Poema Científico – Doenças Sexualmente Transmissíveis”, “Lampião – O Rei dos Cangaceiros, O Assombro do Sertão Nordestino”, “Cruzada Mossoroense – A Resistência de Mossoró ao Bando de Lampião”, Mossoró – Nossa Terra 2”, entre outros.

Almir é membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, tendo ocupado vários cargos desde “Lar e Família” – Conselheiro Matrimonial e Familiar; e “Diretor de Mordomia Cristã e Dirigente. Casado com a médica Aglaia de Sá Pereira da Costa; pai de Aluana, Almir Júnior e Alan. Atualmente é aposentado e está com vários livros no prelo.

 

EM DISCURSO O PRIMEIRO-MINISTRO DE ISRAEL BENJAMIN NETANYAHU DIZ QUE EVANGÉLICOS SÃO OS MELHORES AMIGOS DE ISRAEL

5

Foto: Google
Em discurso o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu anunciou publicamente, em Washington, que os evangélicos são os melhores amigos de Israel em todo o mundo. A declaração foi dada em um discurso notável, exposto em vídeo enviado para a conferência anual da organização ‘Christians United for Israel’ (‘Cristãos Unidos por Israel’) – liderada pelo pastor John Hagee.

“Desde que Israel libertou Jerusalém, garantimos a liberdade de acesso a todas as religiões”, disse Netanyahu ao grupo cristão. “É somente sob a soberania israelense que garantimos que o que aconteceu em outros locais sagrados no Oriente Médio não acontecerá aos locais sagrados sob a soberania e o controle do Estado de Israel”.

O primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu acrescentou ao seu discursdo: único lugar onde você tem liberdade religiosa garantida é Israel”, acrescentou Netanyahu. “O único lugar onde as comunidades cristãs no Oriente Médio prosperam, crescem, e não apenas sobrevivem, mas eles têm um futuro. Esse lugar é Israel, porque Israel garante a liberdade religiosa. Israel representa a liberdade que todos estimamos”. (Fonte: Guia-me)

 

 POR DENTRO DO SEU DIREITO  

Direito a Educação

CAPÍTULO III – DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO
Seção I – DA EDUCAÇÃO

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988).

 

Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

I – educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

II – progressiva universalização do ensino médio gratuito;

III – atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;

IV – educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças de até 5 anos de idade;

V – acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;

VI – oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;

VII – atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. (CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988).

É direito seu como cidadão deste país exigir qualidade na educação dos municípios, estados e da federação.

Portanto, desperte de sonho febril, e exija seu direito a ter cultura e conhecimento, pois é através dela, educação que você pode mudar a sua vida e a dos outros.

 

PENSAMENTO II

“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim… Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias” (Lamentações 3:22, 32).

 

CONVITE A ACJUS E SEUS MEMBROS

 6

 

PIONEIRO

7

Nosso reconhecimento ao gênio que viveu entre nós, o prof. Jerônimo Vingt-un Rosado Maia, um dos pioneiros como fundador desta Academia, era o primeiro ocupante da cadeira de Alípio Bandeira. Em se tratando de cultura, o professor Vingt-un fora uma grande celebridade cultural mossoroense, que nasceu no dia 25 de setembro de 1920, em Mossoró (RN). Vingt-un era casado com América Fernandes Rosado Maia (12 de março de 1922 + 21 de dezembro de 2009), nascendo desse enlace matrimonial, os seguintes filhos: Maria Lúcia Fernandes Rosado, Jerônimo Vingt-un Rosado Maia Júnior, Jerônimo Dix-sept Rosado Maia Sobrinho, Lúcia Helena Rosado da Escóssia, Isaura Ester Fernandes Rosado Rolim e Leila Rosado. Era o filho mais novo do senhor Jerônimo Rosado e Isaura Rosado. Vingt-un como toda criança de uma boa família, recebeu também uma boa educação em todos os aspectos. Sua formação acadêmica se deu na Escola Superior de Agricultura de Lavras (MG), atual Universidade Federal de Lavras (MG), sob o registro de nº 3.409 (23/01/1945).

 

REFLEXÃO DO DIA

O amor de Deus.

Somente o fraco de espirito não pode percebe o grande amor de Deus. Quando acordamos e olhamos pela nossa janela o céu e sua vastidão, é um silencio anunciador da presença do Rei eterno.

O seu amor pela humanidade é tão grande, que ninguém é capaz de mensurar, pois excede a tudo que conhecemos e sabermos. É um amor insondável, inigualável, é o amor de Deus.

Mesmo diante das tempestades da vida, e quando o mar se fizer revolto, Ele é a ponte sobre o amar. Jamais deixou de lhe amar e guarda. Pois para contigo ele tem uma promessa e para isso nascemos, para cumprir o seu desejo, ser seu amigo