Rio de Janeiro antes cidade maravilhosa – Wilson Bezerra de Moura

Durante décadas o Rio de Janeiro ficou conhecido no mundo inteiro como uma cidade maravilhosa. Sua beleza era o que a vista alcançava aos olhos do mundo inteiro.

Se os brasileiros a admirava pela sua beleza, os visitantes estrangeiros vindo de mundo distante para conhece-la levavam consigo o sentimento de altivez geográfica e moral assim mais ainda adornando o encanto.

Foi assim durante anos do Império passando às Republicas velhas e nova, quando dos tempos remotos. Porém sua beleza nos tempos modernos vem desaparecendo com a fumaceira de pesadas armas de fogo que amedrontam a população, levando para longe a sua nobreza e a beleza propriamente dita, estas se extinguindo com a fumarada dos armamentos de proa.

Ao predominar o fogo entre as guerrilhas, nas avenidas e ruas desaparece toda formosura da cidade e não mais se caracteriza seu brilhantismo.

O Rio de Janeiro de antes inspirava alegria e esperança de vida e no futuro de todos. Hoje, o conflito armado levantado entre facções criminosas e policiais ou vice versa, esmaece o belo e impõe o terror que leva a desesperança a todos quanto nela convive e no resto do Pais, que assiste estarrecido o clima de guerra que ali se instalou.

De tal forma sem ser possível pensar que as suas avenidas e ruas foram no passado palco de desfile carnavalesco outras atrações, que alegrava a todos, competições futebolística que também agradava aos estrangeiros que consideram os jogadores de melhor estirpe do mundo.

Enfim, o Rio de Janeiro foi durante tempo o palco de grandeza espiritual enquanto hoje palco de competições criminosas, levam ao terror muitas almas inocentes.

O mundo inteiro passou por grandes transformações, sociais politicas e econômicas, mais quanto ao Rio de Janeiro na mesma linhagem de desenvolvimento, passou ao desengano, levou o País ao clima de terror ao aponto de suas belas rua e avenidas serem tomadas por escombros de carros incendiados, de perder por completo as esperanças no dia de amanhã.

O conflito entre as facções criminosas e politicas, plantou a semente do terror e este conduz a sociedade a não acreditar em seu destino muito menos admirar a beleza que paira sob o Rio de Janeiro na passagem de séculos.