SUCESSO

Izabel Montenegro venceu a disputa por apenas um voto de diferença
Izabel Montenegro venceu a disputa por apenas um voto de diferença

A Câmara Municipal marcou um tento com a realização da audiência pública para discutir a violência em Mossoró, por solicitação da vereadora presidente Izabel Montenegro. Além da presença de várias autoridades e representantes da sociedade civil o plenário ficou lotado.

REBELIÃO
Por coincidência, no dia da audiência que contou a presença de representantes da polícia militar, polícia civil e representante do secretário de segurança os presos da Penitenciária Mário Negócio se rebelaram, mas foram rapidamente contidos pela polícia.

GIRÃO
O secretário de Segurança municipal, general Eliéser Girão disse, na audiência pública que discutiu a violência, que a nova administração encontrou problemas como o débito para fornecimento de combustível que prejudicou a circulação das viaturas. A atual gestão quitou a dívida.

BRASÍLIA
A prefeita Rosalba Ciarlini viajou mais uma vez à Brasília em busca de recursos para Mossoró. Desta vez, o objetivo principal diz respeito à segurança do município, mas outros projetos serão levados aos representantes do governo federal na expectativa que possam ser aprovados.

INÍCIO
Na opinião do deputado estadual Gustavo Fernandes, que participou da audiência pública na Câmara municipal, o cenário de insegurança instalado no atual momento, em parte, deve-se a “falta de choque de gestão no início do governo Robinson para chamar os poderes e discutir um planejamento de quatro anos. ”

LOMBADAS
A deputada estadual Larissa Rosado solicitou ao Governo do estado a substituição de 16 lombadas por medidores eletrônicos (lombada eletrônica) na RN-015, no trecho que liga as cidades de Mossoró e Baraúna. Essas lombadas são altas e sem o declive para amaciar o impacto.

DESATIVAÇÃO
Os correios anunciam o fechamento de sete agências no Rio Grande do Norte. Em Mossoró, será desativada a que funciona na sede do Tribunal de Justiça, que será desativada em abril. A EBCT deseja a fusão de agências deficitárias com outras de maior movimento.

ROBINSON
A governadoria liberou a agenda do governador Robinson em Mossoró, no próximo sábado (18). Com início previsto para 10 horas, haverá visita ao Abrigo Amantino Câmara, lançamento do Programa Ronda Cidadã e almoço de lançamento do novo prédio do Restaurante Popular, na rua Coronel Gurgel.

PRESÍDIOS
A exemplo do que aconteceu em Mossoró, com a população repudiando a construção de presídios na cidade e em Santana do Seridó, onde os habitantes promoveram passeata contra a localização das penitenciárias, em Afonso Bezerra o povo também foi as ruas. Não aceita a construção das cadeias na cidade.

LIVRES
Muitos ainda não sabem, mas existe um partido político com o nome de “Livres”. No Rio Grande do Norte, terá uma vereadora na Câmara Municipal, com a filiação da professora Eleika Bezerra que deixou o PSDC e assinou ficha de filiação nos quadros da nova legenda.

ENTREVISTA
No Observador Político de hoje a entrevista será com Giulia Macedo, diretora da Nova Acrópole, organização internacional que desenvolve atividades culturais e de voluntariado. Giulia abordará diversos temas relacionados à Instituição.

REFORMA
O relator da Comissão Especial da Reforma Política, deputado Vicente Candido (PT-SP), defende mudanças no sistema eleitoral brasileiro. Na avaliação do parlamentar, o País deveria adotar a lista fechada, mesmo que temporariamente.

REFORMA II
Senador Eunício Oliveira, presidente do Senado, afirma que a classe política tem que ter coragem suficiente para fazer a reforma política e espera que um novo modelo eleitoral seja aprovado até setembro. Também é favorável à adoção de lista pré-ordenada.

PRESIDÊNCIA
O comportamento do ministro do STF e presidente do TSE Gilmar Mendes tem agradado tanto aos parlamentares que, se houver eleição indireta para presidente, ele poderá ser o nome da preferência de deputados e senadores.