Papa Francisco

PAPA
Em momento de ataques terroristas por toda parte o papa Francisco vai a Auschwitz, Polônia, reúne-se com 10 sobreviventes, reza em silêncio e pede perdão por “tanta crueldade”. Antes, estiveram no local o polonês João Paulo II, em 1979 e o alemão Bento XVI, em 2006.

TERROR
Depois do governador Robinson Faria declarar que não havia mais nada a fazer em termo de segurança no Estado, a bandidagem demonstrou sua força em Natal e em algumas cidades do interior, deixando a população atemorizada. Cerca de 15 veículos foram atingidos nessa ação.

MOSSORÓ
Telefonema do centro de detenção, em Natal, informou que Mossoró seria atingido pelos atentados, com queima de ônibus, ambulâncias e outros veículos. A população ficou assustada. Em Parnamirim e em São Gonçalo atiraram em delegacia e posto policial.

ATAQUES
Natal ficou sem transporte público com a retirada dos ônibus em circulação. Foram registrados ataques em Macaíba, Florânia, Jucurutu, Parnamirim, São Gonçalo e São José de Mipibu. Em Caicó o prefeito mandou recolher a frota pública. É uma situação nunca vista no RN.

CONTROLE
Apesar de tudo que está ocorrendo, o secretário de Segurança, Ronaldo Lundgren declarou que o Estado é mais forte e que as quadrilhas são fracas e desorganizadas. “Pedimos que a população mantenha a rotina, mesmo com algumas precauções”, afirmou.

DESEMPREGO
Não é apenas o setor privado que demite para fazer economia. Segundo dados divulgados pelo IBGE, nos últimos 12 meses, prefeituras, estados e União demitiram 155 mil pessoas. Foram atingidos os servidores regidos CLT e que, portanto, não tinham estabilidade no emprego.

COLIGAÇÃO
PMDB, PSB E PDT deverão formalizar coligação para disputa proporcional em Mossoró. Ontem, dirigentes dos três partidos reuniram-se e discutiram essa possibilidade. Está sendo feita a projeção de votos para que a decisão seja tomada.

RETORNO
Ninguém duvide que vereadores e outras lideranças que tradicionalmente votaram em Rosalba Ciarlini em eleições anteriores retomem o apoio à ex-governadora. O prefeito Francisco José já detectou esse movimento e vai procurar evitar a debandada.

BRINCADEIRA
Parece mais uma brincadeira o que os coordenadores da campanha do prefeito Francisco José estão fazendo. Marcarem a convenção para o mesmo horário e mesmo local que Rosalba faria a sua. Rosalba preferiu adiar sua reunião e, no mesmo dia, Francisco José fez o mesmo.

LULA
A senadora Fátima Bezerra esclarece que a convenção do PT, em Natal, foi adiada do dia 30 de julho para o dia 02 de agosto e “o motivo tem nome e se chama Lula”. Transformado em réu pela Lava Jato o PT torce que Lula mantenha seus direitos políticos até o final da campanha.

DILMA
Por sua vez, a presidente Dilma tenta transferir a denúncia de caixa dois na sua campanha para o PT. Acreditando que será afastada pelo processo de impeachment prepara sua retirada definitiva do Poder, a cada viagem à Porto Alegre transfere parte dos seus pertences pessoais.

JUSTIÇA
Bem diferente dos seus antecessores, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, quase que diariamente está na mídia dando conta de suas apões. A partir de terça-feira visitará as cidades que irão sediar eventos da Olimpíada para vistoriar ações de segurança.

MILITARES
O governo sabe que terá dificuldades em incluir os militares num sistema previdenciário único reunindo trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos. Acontece que os militares são responsáveis por quase metade do rombo do sistema de previdência do setor público.

STF
Outra reação temida pelo governo é o descontentamento no Supremo Tribunal Federal. O projeto de reajuste de salários dos ministros está parado a pedido do Planalto que se assusta com o resultado do efeito cascata que esse aumento provocará nos cofres públicos.

PLANOS
De janeiro a junho de 2016 a Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, aplicou R$ 612,6 milhões em multas às operadoras de saúde. No ano passado esse valor foi de R4 552,3 milhões. Foram 6.344 notificações no primeiro semestre contra 6.430 no ano de 2015.