sábado , 19 de agosto de 2017
Home / Destaques / Sesc/RN abre processo seletivo para Escola de Ensino Médio no Rio de Janeiro
Quatro alunos potiguares serão selecionados para ingressar na escola-residência localizada na Barra da Tijuca (Foto: Divulgação Fecomércio).
Quatro alunos potiguares serão selecionados para ingressar na escola-residência localizada na Barra da Tijuca (Foto: Divulgação Fecomércio).

Sesc/RN abre processo seletivo para Escola de Ensino Médio no Rio de Janeiro

O Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, está com vagas abertas para o Processo Seletivo 2017 para a Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM), sediada no Rio de Janeiro (RJ). Os quatro alunos potiguares selecionados terão direito a bolsas integrais durante os três anos necessários à conclusão do Ensino Médio. As inscrições seguem até o dia 03 de maio, através deste link.

A ESEM é uma escola referência no Brasil. As turmas têm no máximo 15 alunos e recebem todo o suporte acadêmico, com sólida formação em inglês, espanhol e tecnologia, atividades artísticas, culturais e esportivas, além de intercâmbio com escolas norte-americanas. Além dos quatro selecionados para este ano, outros 34 alunos potiguares já concluíram o ensino médio na escola carioca.

Ao todo, são ofertadas 164 vagas para todo o país. Para participar da seleção, é preciso ter finalizado o ensino fundamental, ou estar cursando o 9º ano, e ter nascido entre 1º de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2003. A previsão é de que os selecionados ingressem na ESEM ainda no primeiro semestre de 2017.

O processo de admissão é formado por quatro etapas. A primeira consiste em uma prova objetiva, com 30 questões de múltipla escolha, envolvendo conhecimentos de português, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, além da prova de redação.

ESEM

A Escola Sesc de Ensino Médio, projeto pioneiro na área de Educação, localizada na Barra da Tijuca, é uma escola-residência, inteiramente gratuita, que atende a alunos de todo o país. Inaugurada em 19 de fevereiro de 2008, com 176 alunos, hoje a unidade opera com 500 estudantes nas três séries do Ensino Médio, que moram nas vilas residenciais, junto com professores e gestores.

As turmas têm estudantes com idades entre 13 e 18 anos. O projeto pedagógico da Escola se baseia na formação da cidadania e na articulação da área acadêmica e da educação profissional.

O regime de horário integral possibilita a oferta de atividades educativas em salas de aula e extraclasse em diversos espaços externos e internos da Escola, tais como: centro de liderança, teatro, laboratórios, oficinas, salas de artes, música e dança, biblioteca e complexo esportivo. O complexo arquitetônico tem 59 mil metros de área construída.

Fonte: Fecomércio RN.